A controladoria estratégica é uma área de vital importância na gestão empresarial, que funciona como um elo entre a diretoria e os demais departamentos de uma organização. Os profissionais que trabalham neste setor levantam informações importantes que auxiliam na tomada de decisões e no alcance dos objetivos estratégicos da empresa.
Uma das funções da Controladoria também é auxiliar a gerência a identificar oportunidades de negócios. O departamento analisa o mercado, os concorrentes e as tendências do setor, o que permite à empresa se antecipar às mudanças e se posicionar de forma estratégica. Além disso, as projeções de cenários, feitas com técnicas de análise de risco e de simulação, possibilitam que a empresa possa avaliar os possíveis impactos de suas decisões estratégicas e escolher a melhor alternativa.
Um outro fator é que a controladoria estratégica pode proporcionar a integração de todos os setores e aumentar o trabalho em equipe. E isso acontece pela definição de metas e objetivos em comum, alinhados com a visão, missão e valores da empresa. Outra vantagem relacionada ao monitoramento do desempenho dos negócios é que o controller pode definir indicadores para analisar resultados. Isso permite que a empresa possa avaliar seu desempenho e tomar medidas corretivas, quando necessário.
Níveis de atuação da controladoria
A controladoria estratégica pode atuar em três diferentes níveis: Risco, Planejamento e Controle.
Na gestão de Riscos da empresa, a Controladoria pode assessorar na identificação, avaliação e gestão. O objetivo é minimizar possíveis impactos negativos e aumentar o número de oportunidades de negócios. O órgão pode assistir na ponderação dos riscos, ao utilizar técnicas como análise de risco quantitativa e qualitativa. Também é possível trabalhar em conjunto com a gerência para o desenvolvimento de planos de contingência e de mitigação.
Quanto ao nível de Planejamento, a Controladoria atua em conjunto com a diretoria para auxiliar no desenvolvimento de estratégias, com o propósito de bater metas e alcançar objetivos definidos com base nas informações financeiras e contábeis. É realizada uma revisão constante dos planos, com o intuito de garantir que tudo esteja adequado às condições atuais do mercado e da empresa.
Já no Controle, a Controladoria auxilia na identificação de desvios, análise de causas, definição de ações corretivas.
Os três níveis têm a mesma missão: garantir que a empresa alcance seus objetivos estratégicos.
Ferramentas da Controladoria
Análise SWOT: Esta ferramenta serve para identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa.
Análise de Cenários: O objetivo deste instrumento é avaliar possíveis situações e suas implicações na empresa, com o intuito de antecipar desafios e oportunidades.
Planejamento Orçamentário: Permite o controle de seus recursos financeiros, com a criação de um plano financeiro para o ano, alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.
Indicadores de Desempenho: São métricas utilizadas para avaliar o desempenho da empresa em relação aos seus objetivos estratégicos.
Análise de Viabilidade de Investimentos: A ferramenta é usada para avaliar a rentabilidade e o risco de investimentos da empresa.
Análise de Fluxo de Caixa: Monitora o fluxo de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. Essa análise permite que a empresa faça um controle mais eficiente de seu caixa e tome decisões financeiras mais embasadas.
Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.