Software de planejamento orçamentário permite projetar diferentes cenários a partir das variáveis envolvidas no processo eleitoral.
À medida que o fim do ano se aproxima as empresas começam a planejar o orçamento do ano seguinte. De modo geral, essa projeção considera uma série de variáveis – do crescimento do setor que a corporação atua à flutuação da taxa cambial – porém, em 2022, uma outra variável está adicionada a conta: as eleições.
As indefinições quanto ao cenário político brasileiro em 2023 impactam diretamente a economia e com a volatilidade do mercado muitos empreendedores e investidores encontram dificuldades ou oportunidades. Porém, tecnologias que permitem antecipar soluções, como simulações de cenários, podem revelar mais possibilidades do que problemas. Para elaborar o orçamento de 2023 os gestores precisam considerar os diversos cenários que o país pode encarar – crescer, estagnar ou se submeter a uma crise econômica. Diante disso, é importante ter acesso a ferramentas para fazer simulações sobre estes cenários.
É o que avalia Felipe Cortes de Vasconcellos, Head de Controladoria no Grupo Connvert, plataforma de engajamento de relacionamento entre marcas e consumidores que atua desde 2009 e conta com 9 mil pessoas, distribuídas em três unidades de negócios. Ele explica que a projeção de cenários que considera as variantes do mercado já leva em conta as incertezas inerentes ao resultado das eleições. “Consideramos projeções de inflação, crescimento da economia, crescimento dos segmentos de atuação da companhia e dos principais clientes, planejamento estratégico e tendências de mercado”, pontua.
Um dos sistemas utilizados pela Connvert para o planejamento do ciclo anual – onde são calculadas essas variantes – é o software de planejamento orçamentário da Handit, que entre suas funções permite a simulação de cenários com diferentes variáveis. Vasconcellos explica que após o desenvolvimento do ciclo anual, “as projeções servem como base e apoio para a construção do orçamento. A partir das premissas de correção do nosso negócio, discutimos cenários para otimização de resultados. É parte fundamental do processo orçamentário”.
Tecnologia a favor do planejamento
Um bom orçamento sempre contempla no mínimo 3 versões, uma otimista, uma realista e uma pessimista. Promover um grande número de projeções de cenários é importante para vislumbrar as premissas que influenciam economicamente no desempenho da empresa e projetar diferentes rumos com bases nas mais diversas variáveis econômicas.
Algumas variantes que podem impactar o futuro das companhias são a variação da cotação do dólar nas receitas de exportação e custos de importação; inflação; variação do PIB; mudanças no relacionamento com mercado externo e uma série de outras variáveis. As eventuais mudanças de cenários promovidas por diferentes resultados nas urnas promovem diferentes consequências econômicas – e as empresas devem estar preparadas para isso.
Em meio a tantas incertezas e diferentes cenários, a tecnologia pode ser o diferencial, além de um alicerce seguro na gestão orçamentária. A solução oferecida pela Handit é completa e flexível, se tornando adaptável ao porte e às necessidades das empresas. Dentro do sistema é possível fazer inúmeras projeções e previsões com base em premissas e variáveis diferentes – como é o caso das eleições – para uma tomada de decisão precisa e assertiva.