Hoje trazemos a segunda parte do nosso Dicionário Financeiro, um glossário de termos utilizados com frequência quando se fala em tecnologia para o planejamento orçamentário. Confira os novos termos:
Base zero – É um tipo de orçamento no qual cada área da empresa detalha os próprios gastos e orça individualmente cada centro de custo a partir do zero. Ou seja, são desconsideradas as receitas, custos, despesas e investimentos de exercícios anteriores.
Bridge (justificativa de variação) – É uma forma de comparar valores de “orçado” e “realizado” dentro de um orçamento. Quando se elabora um orçamento e depois os dados são comparados e há diferença, ou seja, variação nos dados, é uma análise aprofundada que vai apresentar as justificativas para essa variação.
Cenários – São narrativas que descrevem atividades ou tarefas de um sistema. Um cenário é uma descrição que contém atores (internos e externos), a informação por trás deles, informações sobre o ambiente, objetivos e sequências de ações e eventos.
Empenhado – É quando um produto já foi pedido, mas não foi pago. Para “reservar” o item no estoque, ele fica empenhado, ou seja, aguardando o pagamento. O termo também é aplicado para gastos da administração pública: neste caso, o empenho é a verba reservada para pagar uma despesa.
Indexadores orçamentários – São métricas que ajudam a identificar se o planejamento está sendo seguido e, principalmente, se a performance obtida está de acordo com o projetado.
Margem projetada – É um indicador econômico-financeiro que pode apontar se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos, as despesas fixas e garantir lucro.
PNL – É a abreviação de lucro e perda (Profit and Loss, em inglês) e pode ser ou não realizado. Consiste em um relatório no qual é possível analisar se uma empresa tem lucro ou prejuízo.
Premissas (Premises) – As premissas são partes importantes na execução de um projeto. Em TI, elas estão ligadas às metas do projeto e muitas vezes tratam dos recursos tecnológicos necessários para o êxito do projeto, sejam de responsabilidade da equipe interna ou externos à execução do projeto, como fornecedores, por exemplo.
Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.