Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Orçamento empresarial ajuda empresas a terem planejamento sólido

Quanto sua empresa espera faturar no próximo ano? E nos três próximos anos? Qual a projeção de custos e quais serão as despesas operacionais? Quanto espera ter de lucro? E como vai investir seus lucros? Que retorno espera ter com estas ações e investimentos? Tudo isso é possível prever com o orçamento empresarial.

Mas, o que é um Orçamento empresarial de fato? É um documento, uma planilha, que contém informações sobre todas as despesas e receitas da empresa, geralmente de um ano, podendo variar de empresa para empresa, tudo depende do objetivo.

Em geral, o principal objetivo do orçamento empresarial é auxiliar na definição dos rumos financeiros e econômicos do empreendimento. Possui a viabilidade de um planejamento sólido para o que ainda está por vir, estabelecendo metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar resultados. Ele prepara a empresa para os desafios e oportunidades futuras, ajudando a tomar ações corretivas ou preventivas caso necessário e, claro, contribui para que o empreendedor consiga tomar decisões de forma estratégica.

O plano orçamentário facilita no planejamento e estimativa dos ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, podendo chegar até a algumas décadas, dependendo do setor de atuação, como em empresas de concessão e exploração.

A gestão orçamentária não se baseia apenas em dados passados, é feita uma análise crítica da situação atual da empresa, dentro das perspectivas de mercado e dos objetivos de negócio.

A importância deste documento/resultado fica melhor compreendida quando analisamos o conceito. Imagine conduzir uma empresa sem conhecer seus gastos com investimentos, estimativa de vendas, sazonalidade dos produtos e o nível de endividamento. É algo que compromete seu desenvolvimento podendo levá-lo até a situações irreversíveis.

É clichê falar, porém não existem fórmulas mágicas para o sucesso. E nós, da Handit, entendemos que planejar e simular efeitos é essencial. Acredite, o bom resultado está associado a sua capacidade de gerir e manter seu negócio estável e operando dentro de um orçamento ideal.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos