Compartilhe:

Controladoria Gerencial como apoio à tomada de decisões estratégicas

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae por meio de entrevistas com empresários de todos os ramos e portes,  identificou que a menor taxa de sobrevivência entre os pequenos negócios está relacionada à gestão e falta de planejamento. Uma das grandes dificuldades encontradas pelos gestores é obter informações precisas e fidedignas para que  possam tomar decisões estratégicas e assertivas. Esse é o papel da Controladoria Gerencial: fornecer subsídios sobre a saúde financeira da empresa, municiando a gestão em tempo real para tomada de decisões. É ela a área que gerencia as informações financeiras e estratégicas. “A Controladoria Gerencial é a base para decisões de uma empresa. Seu grau de importância é alto pois está ligada diretamente aos objetivos estratégicos da organização”, ressalta o sócio fundador da Sharecorp e parceiro da Handit, Marcelo Cunha. 

Para tornar ou sustentar uma Controladoria eficiente, é necessário manter a constante capacitação e o desenvolvimento das pessoas, fomentar inovação e tecnologia por meio de soluções para gestão de resultados e integrar as demais áreas da empresa. “É necessário de fato ‘respirar o negócio'”, comenta o fundador da Sharecorp. Mas, o resultado não se vale apenas das pessoas. Também é recomendado usar softwares de gestão a vista (específicos e BI´s) disponibilizados aos gestores. “Os ritos diários, semanais e mensais de acompanhamento das metas ligadas diretamente ao planejamento estratégico são primordiais para uma gestão eficiente”, aponta Cunha. 

Transparência

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o nível de transparência que a Controladoria precisa ter e a forma como as informações devem chegar aos colaboradores. “É fundamental ter transparência total. As informações poderão chegar aos colaboradores de maneira clara e objetiva por meio de reuniões líder/liderado, considerando o acompanhamento das metas da área e individuais que estejam ligadas aos objetivos estratégicos. Outra forma é realizar reuniões corporativas mensais/trimestrais com a apresentação da performance das metas globais para toda empresa. É primordial serem realizadas através de soluções de gestão a vista, ou seja, não necessariamente somente nestes momentos, mas deixar disponível e acessível a todos”, explica o empresário. 

Mesmo com transparência, as informações precisam ser tratadas com cuidado dentro das empresas. Fernando Oliveira, contador da Link Comercial (Grupo ENM), cliente da Handit, afirma que a Controladoria tem o dever de tratar as informações com verdade e reportar aos usuários das mesmas, de acordo com as regras estabelecidas pela diretoria ou o CEO da empresa. “Informações estratégicas devem ser resguardadas e o alcance delas são para poucas pessoas, entretanto reforço que a comunicação tem que ser verdadeira e as informações deverão ser passadas de forma diferenciada conforme cada nível hierárquico da empresa. Alguns setores terão mais detalhes das informações, enquanto outros setores terão menos detalhes”, aponta. 

Atuação da Controladoria Gerencial

A Controladoria Gerencial atua em todas as áreas do negócio, porque todas possuem metas ligadas ao crescimento e geração de riqueza. Empresas que possuem todas as áreas estruturadas com gestores e liderados, necessitam de uma área de Controladoria. Porém, a Controladoria é viva e deve existir independentemente do porte da empresa. “Gerenciar é planejar, medir, controlar e prover ações para o alcance das metas de uma empresa”, orienta Cunha. 

Oliveira, da Link Comercial, afirma que o setor de Controladoria geralmente é criado em empresas de médio e grande porte, mas ressalta que ter informações sobre o negócio pode ser o diferencial entre manter as portas abertas ou fechar diante de momentos de dificuldade. “Conheço empresários que iniciaram seus negócios e por falta de informações OU DESCONHECIMENTO foram obrigados a fechar as portas. 

A partir do momento que a Controladoria ganha espaço nas empresas, os resultados começam a aparecer e novas estratégias podem ser tomadas, evitando crises de mercado como por exemplo (no período mais intenso) da Covid-19. Implementar um plano orçamentário é o ponto inicial para garantir os resultados esperados”, finaliza.

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos