O que é e qual a diferença entre Análise Vertical e Horizontal?
Todo gestor busca o crescimento do faturamento de uma empresa. Mas, para atingir este objetivo, precisa de informações que o ajudem a compreender a evolução de um negócio e facilitam as tomadas de decisões. Estas informações podem ser obtidas através de análises e interpretação de dados, que podem ser feitas de duas formas: vertical e horizontal.
O que é Análise Vertical (AV)?
A análise vertical possibilita a comparação entre diferentes setores de uma empresa em um mesmo período. Dessa forma, é possível analisar os resultados de cada setor e o quanto eles influenciam no resultado final. Ou seja, podemos identificar a porcentagem de participação de cada indicador e a sua importância.
Com este tipo de análise, pode-se identificar: o percentual de receitas a receber no curto e no longo prazo; o custo das despesas sobre o patrimônio; a representatividade do estoque sobre o ativo; o montante percentual de dívidas e obrigações de curto e longo prazo; impacto dos investimentos sobre o patrimônio; entre outras informações.
Para calcular a análise vertical (AV), se aplica a fórmula:
AV (%) = valor do item / valor da base do cálculo x 100.
O que é Análise Horizontal (AH)?
Com a análise horizontal, é possível determinar o quanto a empresa cresceu em um determinado período, que pode ser mensal, semestral ou anual. Para realizá-la, a controladoria compara sempre os mesmos elementos, mas em períodos distintos. Assim se pode conferir se a empresa tem lucros, prejuízos ou está estagnada. É possível verificar a evolução do balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados do exercício (DRE) e do demonstrativo de fluxo de caixa.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
AH (%) = [(valor atual do item / valor do item no período anterior)-1] x 100
Qual a diferença entre as duas?
O exemplo a seguir ilustra a diferença entre os dois tipos de análise. Uma empresa multinacional com várias filiais pode usar a análise vertical para avaliar o desempenho de suas unidades.
Ao fazer uma análise vertical sobre a receita líquida da empresa, é possível determinar quais filiais impactam mais no lucro e quais geram prejuízos. Pode-se determinar também que a X contribuiu 30% para a receita líquida.
A análise horizontal possibilita que cada unidade tenha o desempenho avaliado por um período de tempo. Por exemplo, pode-se determinar qual filial cresceu mais no trimestre.
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Fred Zibell
Com mais de 30 anos de vivência em controladoria, acumulou sua experiência como gestor de contabilidade e finanças em empresas multinacionais. Contador, possui especialização em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, além de sua expertise na área de tecnologia da informação.