Conhecido também por gráfico de Cascata, Waterfall ou Build up, o gráfico de Bridge é um gráfico de barras que tem o objetivo de mostrar um total cumulativo de perdas e ganhos ou entradas e saídas. Suas diferentes formas de nomeação se dão devido a sua “aparência”. Onde uns vêem uma ponte, outros uma queda d’água e outros ainda uma esteira. Isso se dá porque geralmente as colunas de valor inicial e final começam no eixo horizontal, enquanto os valores intermediários são colunas flutuantes, formando esses desenhos visualmente.
Ele permite que o usuário perceba de forma visual um total cumulativo à medida que valores são adicionados ou subtraídos para verificar de forma mais clara esses aumentos e quedas. Nele, podemos identificar mais facilmente como um valor inicial (por exemplo, a receita líquida) é afetado por uma série de valores positivos e negativos.
Pode ser uma ótima opção para:
- quando houver alterações em séries de tempo ou de categorias diferentes;
- para identificar as principais alterações que contribuem para o valor total;
- para seguir o lucro anual da empresa, mostrando as várias fontes de receita e de despesa;
- para perceber a evolução do número de funcionários da empresa num determinado período (por exemplo, um ano);
- para visualizar fluxos de caixa.
Imagem: Gráfico de Bridge DRE – Planilha
E para continuar unificando as informações para o planejamento orçamentário de maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operação do negócio, em uma metodologia que permite manter a cultura orçamentária já existente apenas migrando a plataforma, a Handit está disponibilizando esta nova funcionalidade na ferramenta já existente. Com isso, é possível continuar substituindo suas planilhas por um sistema que traz mais integridade aos dados, automatização e agilidade.
Imagem: Gráfico de Bridge Handit Planning
Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.