Uma das principais tendências para os próximos anos em termos de planejamento, análise e cultura orçamentária é o xP&A (extended Planning and Analysis, ou Planejamento e Análise estendidos, em tradução livre), que já começa a ser adotado pelas empresas. Ele é uma evolução do FP&A (Financial Planning and Analysis, traduzido livremente para Planejamento e Análise Financeiros).
O termo foi criado pela consultoria Gartner em 2020, mas já era uma prática adotada há muitos anos, mas com outros nomes: planejamento conectado, planejamento empresarial colaborativo, planejamento integrado de negócios, e por aí vai. A Gartner estima que até 2024, 70% dos novos projetos de planejamento e análise financeira se tornarão projetos de xP&A.
Mas, afinal, o que é xP&A?
É uma abordagem que se utiliza dos melhores recursos do planejamento financeiro e análises, como forecasting, análises avançadas e monitoramento de desempenho, combinando Inteligência Artificial e Machine Learning com as melhores práticas de integração de dados.
O objetivo é centralizar e sincronizar simultaneamente todos os dados de uma empresa e gerenciá-los em uma plataforma. Permite que departamentos diferentes, como finanças, vendas, marketing, RH e TI sincronizem o planejamento em tempo real.
Um dos principais benefícios do xP&A é a eliminação de silos entre os departamentos. Silo é uma metáfora utilizada para se referir a departamentos que trabalham de forma isolada na organização. O termo vem da agricultura, onde um galpão é utilizado para armazenar grãos. E é justamente para fazer os departamentos trabalharem em conjunto que surgiu a letra “x” na sigla.
Esta abordagem elimina as barreiras entre os departamentos operacionais e de finanças, conectando os planejamentos estratégico, financeiro e operacional. Os líderes podem usar os relatórios para ter uma visão do impacto das decisões de cada departamento na empresa inteira.
Qual é a diferença entre o xP&A e o FP&A?
O FP&A também usa os dados financeiros para fazer projeções e antecipar cenários, ao trabalhar com orçamento, planejamento, Forecasting e relatórios. Além de buscar um equilíbrio entre o planejamento e o orçamento da empresa. O xP&A é uma evolução. Com ele, os departamentos operacionais têm o poder do FP&A. A abordagem aproxima departamentos e aproxima setores que antes trabalhavam mais isolados – assim todos precisam atuar de forma conjunta.
Benefícios
Existem vários benefícios na implantação do xP&A. Um deles é criar uma única fonte de informação. Dessa forma não haverá conflitos por existirem dados diversos sobre o mesmo procedimento, e nem mesmo ocorrerá a utilização de diversos sistemas de TI ou a alocação da informação em diferentes locais.
A empresa responde com mais velocidade ao mercado. As tomadas de decisão ocorrem rapidamente e com todas as informações disponíveis. Os líderes podem tanto corrigir o rumo dos negócios, ao identificar riscos, como também aproveitar novas oportunidades de mercado.
O planejamento também é contínuo e automatizado. Quando há alteração de um plano, todos são automaticamente atualizados nos demais departamentos. Com esta integração, se houver o aumento na demanda por um produto, a produção poderá agir rápido para suprir a demanda.
Por exemplo, o departamento de vendas percebe o aumento na venda de camisetas de estampa floral. O departamento de marketing cria campanhas, promoções e lançamentos de outras estampas com o mesmo tema. O RH já cria planos para suprir futuras demandas. Os departamentos operacionais já se atentam ao estoque, produção, entre outros.
Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.