Nos posts anteriores nós falamos sobre o conceito de orçamento empresarial e também sobre o Orçamento Base Zero. Hoje, trazemos outro tipo: o Orçamento Base Histórico (OBH). Este é o modelo mais tradicional de orçamento – e também o mais rápido de ser executado, já que esta ferramenta leva em conta as receitas, custos, despesas e investimentos de exercícios anteriores.
Como é um documento que, de forma geral, é atualizado de um período para outro, para produzir o orçamento basta ajustar os valores com objetivo de projetar o resultado para o período seguinte. Dessa forma, a atualização gera projeção sobre dados já conhecidos da empresa: por exemplo, o aumento das despesas em 10% ou o aumento do faturamento em 20%.
Com este tipo de orçamento, leva-se em consideração o aprendizado e a experiência adquiridos ao longo do tempo e evita-se que os mesmos erros e distorções de exercícios anteriores se repitam, dando a oportunidade para a empresa avaliar o que foi feito anteriormente antes de tomar uma decisão.
Vantagens e Desvantagens
Uma das vantagens do Orçamento Base Histórico é que ele envolve menos funcionários e gestores para ser desenvolvido e não é necessário justificar todas as despesas e custos da empresa. É um orçamento mais fácil e rápido de ser elaborado.
Uma desvantagem é que despesas que deveriam ter deixado o orçamento podem ser novamente computadas. Além disso, a falta de uma revisão constante é uma desvantagem, o que pode tornar as projeções no orçamento superficiais. Outro ponto a ser considerado é o alinhamento do novo orçamento, que considera números do exercício antigo, com o planejamento estratégico da empresa.
Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.