Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Termotécnica cliente Handit desde 2016

Sobre a empresa

Com seis unidades fabris, sendo a matriz em Joinville (SC), desde 1961 a Termotécnica atua na produção e transformação do EPS (Poliestireno Expandido), produzindo soluções para os segmentos de embalagens e componentes, agronegócio, conservação, cadeia de frio e movimentação de cargas. É uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e líder no Brasil, além de pioneira na reciclagem, sendo responsável por reciclar 1/3 de todo EPS pós-consumo no nosso país. Em 59 anos de história, com 900 colaboradores, a empresa contabiliza importantes números, como a marca de mais de 40 mil toneladas de EPS coletadas e transformadas em novos produtos; 65% de market share; cinco anos consecutivos entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e três anos entre as empresas mais sustentáveis do país.


Desafios iniciais

Na Termotécnica tudo era feito manualmente. Com isso, as equipes envolvidas no planejamento orçamentário da empresa encontravam dificuldades no tempo de processamento, na disponibilização das bases para os gestores realizarem o orçamento de gasto fixo, na consolidação dos gastos fixos, no impacto do custo médio das novas compras/produções nos saldos iniciais, nas alterações de premissas, para gerar Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), balanços e forecast. Desta forma, qualquer recálculo que fosse necessário fazer gerava muito trabalho e sem a garantia de que estaria correto ao fim do processamento. Para evitar essas situações, a empresa buscava uma ferramenta que fosse flexível, ágil, segura e que atendesse todas as suas necessidades. Um modelo de negócio completo, com Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), Fluxo de Caixa (DFC) e balanço, simulando orçado, realizado e forecast.


Resultados obtidos

Com a implantação da nossa solução para planejamento orçamentário, a Termotécnica reduziu o tempo de consolidação dos gastos fixos de duas horas para 10 minutos e com a garantia de dados precisos. Além da segurança, do detalhamento de informações e da agilidade em diversos processos, agora o setor responsável consegue fazer projeções futuras (forecast), apresentar o realizado do mês anterior e ao mesmo tempo a projeção dos próximos três meses até o 5º dia útil. Com isso, foi possível mudar o perfil das reuniões de resultados, otimizando a tomada de decisão com a diretoria.


Depoimento do cliente

Para Rafael Mendes, coordenador de Controladoria da Termotécnica, é muito importante que as empresas controlem seus custos e suas despesas, pois, desta forma, estarão garantindo a produtividade, a rentabilidade e a competitividade. E, em tempos de crise como a que estamos vivendo em função do Coronavírus (Covid-19), ter uma ferramenta que ofereça informações confiáveis para a tomada de decisão é essencial.

A solução da Handit deu outro foco para a controladoria, deixando os processamentos por conta do sistema e disponibilizando mais tempo para as análises. Foi um investimento muito importante e assertivo para Termotécnica. Hoje consigo desempenhar meu trabalho com eficiência e rapidez por causa da Handit. A aceitação dos usuários aqui na empresa foi 100%, não houve nenhuma restrição. Enfim, melhorou muito nosso processo.” – afirma Mendes.

Para baixar este material na versão PDF clique aqui!

Assista a LIVE “Como se preparar para o orçamento 2021 com Rafael Mendes”


Saiba mais sobre a integração do Handit Planning com o ERP. Clique Aqui!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos