Compartilhe:

Glossário do Planejamento Orçamentário

Nós sabemos que a área de tecnologia e finanças possuem termos técnicos que muita gente desconhece. Muitas vezes, só quem trabalha no ramo é que está familiarizado com algumas dessas palavras. Pensando nisso, nós elaboramos um Dicionário Financeiro, um glossário com os principais termos utilizados. Como são muitas as expressões, essa é a primeira parte do nosso dicionário. 

Budget: é o orçamento das empresas, pode ser uma definição de metas financeiras, seja para controle de custos ou acompanhamento da evolução de receitas. 

Dashboard: no contexto de TI, é um painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto de informações, como indicadores e métricas. Esse recurso auxilia na tomada de decisões. 

FP&A: em inglês, Financial Planning and Analysis, que significa, em português, Planejamento e Análise Financeira. É um conjunto de atividades focadas na saúde financeira de uma empresa, uma parte estratégica da área, que realiza o levantamento de dados da organização para uma tomada de decisão embasada e analítica.

Forecast: em português, significa “previsão”. É um termo usado para descrever as revisões orçamentárias realizadas no decorrer do ano no planejamento financeiro. O objetivo é acompanhar o orçamento e fazer os ajustes necessários para cumprir o planejamento. 

Rolling Forecast:  nada mais é do que o Orçamento Contínuo, usado para planejar o ciclo financeiro de uma empresa de forma contínua. O Rolling Forecast permite um acompanhamento detalhado do orçamento mês a mês: quando um período termina, um novo mês é adicionado ao final do período orçado. Dessa forma, a empresa sempre tem uma projeção contínua dos próximos meses.

Year to date: em tradução livre, é o acumulado do ano. Refere-se a um período que inicia no começo do ano e continua até o dia em que o relatório contábil da empresa é realizado.

Year to go: é a projeção do ano. 

Valuation: termo usado para definir a “avaliação de empresas”. É um processo que usa vários indicadores, cálculos matemáticos e outros elementos mais subjetivos para determinar o preço justo de uma companhia.

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos