Compartilhe:

6 razões para adotar um planejamento orçamentário

A falta de planejamento é um verdadeiro vilão para as empresas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade das empresas declaram falência nos primeiros cinco anos – e uma das queixas é a falta de preparo para eventualidades e o futuro. 

Adotar uma cultura orçamentária é transformar a sua empresa e torná-la mais sustentável. Entre os benefícios estão a melhora no controle e planejamento das atividades, além da possibilidade de estabelecer metas e melhorar o controle de gastos, mas não apenas isso. Veja outros seis motivos para adotar um planejamento orçamentário: 

1 – Identificar oportunidades de crescimento

Um bom planejamento orçamentário pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento, como investimentos em novos projetos ou a expansão para novos mercados. Com este documento, o gestor passa a ter uma análise mais detalhada das receitas e despesas e assim pode identificar áreas para investir ou reduzir custos.  

2 – Alinhamento estratégico

O planejamento orçamentário está alinhado diretamente à estratégia da empresa. Com ele, os gestores podem tomar decisões mais conscientes e alinhadas com os objetivos organizacionais.

3 – Decisões baseadas em dados 

Este é um ponto muito importante para os gestores de uma empresa. Com o planejamento orçamentário alinhado, é possível tomar as decisões de forma mais consciente, pois se tem uma visão mais clara das finanças da empresa e do impacto de cada decisão. 

4 – Riscos calculados 

Um planejamento orçamentário também permite uma melhor gestão de crises e imprevistos. A falta do planejamento pode acarretar em carência de reserva de capital para despesas imprevistas, por exemplo. É importante estar sempre preparado para eventualidades, como uma paralisação que atrapalhe a entrega de um produto, o aumento de preços de um fornecedor ou ainda o eventual recall de uma peça. Lembre-se que existem empresas que quebram por falta de fluxo de caixa. 

5 – Melhor comunicação 

A comunicação se torna mais eficiente quando a empresa tem um plano conhecido por todos, pois a compreensão de como funciona a empresa passa a ser global. Além disso, quando gestores e colaboradores passam a conhecer os objetivos e metas financeiras da empresa, a tendência é que o trabalho em direção a este objetivo flua de forma mais efetiva. 

6 – Sustentabilidade financeira

Dezenas de empresas fecham anualmente falta de sustentabilidade financeira. Empresas comprometidas com a gestão responsável dos recursos financeiros passam mais confiança aos investidores e parceiros de negócios, além dos próprios colaboradores. 

O planejamento orçamentário é uma ferramenta fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, pois permite um gerenciamento mais preciso e eficiente dos recursos financeiros. 

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos