Compartilhe:

EVA? BSC? Entenda as duas ferramentas essenciais para a Controladoria Estratégica

Já falamos em dois posts sobre a importância da Controladoria Estratégica dentro da empresa, mas agora vamos para uma parte mais “prática”, por assim dizer. Neste post vamos falar um pouco sobre duas ferramentas que são essenciais para extrair informações: o EVA (Economic Value Added) e BSC (Balanced Scorecard)

O EVA é a ferramenta que ajudará o controller a avaliar de forma precisa o desempenho financeiro e fornecerá dados para fundamentar as decisões quanto aos investimentos. Já o BSC é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda as empresas a traduzir sua visão e estratégia em objetivos e metas. 

Conheça mais sobre cada ferramenta 

O que é o EVA?

Traduzido livremente como “Valor Econômico Agregado”, é um tipo de métrica utilizada para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa. Ela mede o valor econômico gerado por uma empresa em relação ao seu custo de capital.

Para calcular o EVA, é necessário subtrair o custo médio ponderado de capital (WACC) do lucro operacional líquido ajustado de uma empresa. O WACC representa o custo de financiamento da empresa, que inclui o custo da dívida e o custo de capital próprio. O lucro operacional líquido é ajustado para incluir o custo de oportunidade do capital investido na empresa.

O EVA é considerado a medida mais precisa do desempenho financeiro de uma empresa. É muito mais concisa que o lucro líquido tradicional, pois leva em consideração o custo de capital da empresa. Quando o EVA é positivo, significa que a empresa está gerando valor econômico, ou seja, retorno suficiente para remunerar o capital investido pelos acionistas. Porém, quando é negativo, representa que a empresa está perdendo valor econômico, ou seja, o retorno é inferior ao custo de capital investido.

Outra vantagem desta ferramenta é a tomada de decisões que elevam ao máximo o valor econômico da empresa. Além disso, o EVA pode ser usado para comparar o desempenho financeiro de empresas em diferentes setores ou em diferentes regiões geográficas. 

O que é BSC?

Outra ferramenta importante para a controladoria estratégica é o Balanced Scorecard (BSC), ou “Indicadores Balanceados de Desempenho”, em tradução livre. O BSC auxilia o controller e os gestores a transformar a visão e estratégia da empresa em objetivos e metas mensuráveis e alcançáveis. Ele foi criado em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton e tem sido amplamente adotado por organizações em todo o mundo desde então.

Com o BSC, os gestores podem avaliar o desempenho de empresas sob quatro perspectivas:

Financeira

É nesta perspectiva que é definida qual é a estratégia que irá contribuir para a melhoria dos resultados financeiros da empresa. Ela se firma em medidas financeiras, como crescimento de receita, rentabilidade e retorno sobre investimento.

Cliente

Neste ponto é identificado o mercado e o segmento em que a empresa irá atuar. Ou seja, é definido o público-alvo. Então, se torna importante a satisfação do cliente, retenção e aquisição.

Processos internos 

Tem como objetivo aumentar o nível de excelência da empresa, para isso adota medidas para melhorar a eficiência operacional, qualidade e inovação.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

Concentra-se em objetivos e medidas de aprendizado e crescimento, como treinamento e desenvolvimento de funcionários, cultura organizacional e gerenciamento de conhecimento. Está relacionada à satisfação dos colaboradores, aprimoramento das lideranças, produtividade, capacitação, clima, infraestrutura, etc. 

Quando o EVA e o BSC são aplicados corretamente podem trazer uma série de vantagens para a empresa, como maior alinhamento organizacional, comunicação interna, visão abrangente do desempenho, tomada de decisão embasada em dados, aumento da eficiência e eficácia e melhoria do desempenho financeiro.

Gabriel Barbieri
Diretor de negócios na Handit Sistema.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Conheça nossos cases de Sucesso

Leia outros artigos