Todo tipo de ciência precisa seguir um conjunto de regras que definem o padrão para que determinada questão seja resolvida. Considerando que a Contabilidade é uma ciência (isso mesmo!) que estuda os métodos de cálculo e registro das movimentações financeiras de uma empresa, é preciso entender quais são as regras utilizadas.
Alguns conceitos definem estes padrões e acabam sendo largamente utilizados, mas você entende o que cada um significa? Neste post nós apresentamos as definições e diferenças entre alguns dos conceitos mais usados na Contabilidade: BR GAAP, US GAAP e IFRS.
Primeiro, é preciso entender o que é o GAAP. A sigla significa Generally Accepted Accounting Principles, ou Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, em português. O termo vem sempre acompanhado de uma sigla que designa o país em que foram adotados os princípios contábeis na demonstração financeira da empresa – US GAAP para os Estados Unidos; BR GAAP para o Brasil, por exemplo. Neste modelo, cada país possui um órgão regulamentador próprio.
Especificações
US GAAP
Regimento de regras contábeis dos Estados Unidos, que pode apresentar informações diferentes na demonstração financeira em relação ao modelo adotado em outros países para a mesma empresa ou grupo de empresas. Nas empresas multinacionais, é comum que aconteça uma conversão de GAAP, também chamado de Bridge. O objetivo é unir os princípios contábeis para consolidar as demonstrações financeiras.
BR GAAP
No Brasil, este regimento é controlado pelo Conselho Federal de Contabilidade, que define as regras contábeis que serão aplicadas dentro do território nacional, inclusive informações de subsidiárias situadas no exterior, ou seja, uma empresa estrangeira que deseja atuar no Brasil precisa se submeter às regras internas, assim como as empresas nacionais.
IFRS
As IFRS – International Financial Reporting Standards – são as normas emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board – IASB, em inglês). Nesse modelo, o objetivo é internacionalizar as normas contábeis para criar um padrão mundial.
Ao adotar as normas do IFRS, o país ou a empresa passa a ter um padrão internacional de princípios contábeis, o que agiliza o processo de consolidação das demonstrações financeiras. Dessa forma, se obtém a mesma informação financeira, sem necessidade de conversões. Você se lembra que no caso do GAAP cada país define os princípios adotados? No modelo IFRS, os Conselhos Federais dos países que adotam estas práticas definem em conjunto os princípios e as normas são editadas e regidas pelo IASB.